Handycafe 3 3 16 – software gratuito para o seu cyber cafe




Durante algum tempo, este tipo de software foi muito procurado na Internet. Apareceram algumas aplica√ß√Ķes pagas, mas com poucas op√ß√Ķes de personaliza√ß√£o e adapta√ß√£o ao estabelecimento que apostava nesse segmento. O pre√ßo, a dificil gest√£o do parque e a falta de funcionalidades, foram¬†algumas¬†das queixas que inicialmente se puderam ouvir no in√≠cio desta actividade h√° uns anos.

Hoje, o cenário é completamente diferente e existem ferramentas talhadas para gerir de forma eficaz, um parque informático num cyber café. O HandyCafé é uma aplicação fenomenal, gratuita e das mais completas que conheci. Para os muitos pedidos que nos têm chegado, deixo esta à aplicação à consideração.

imagem01

Instalação

A aplica√ß√£o come√ßa por dar a escolher qual o software a instalar. Poder√° escolher a vers√£o ‚Äúcliente‚ÄĚ ou a vers√£o ‚Äúservidor‚ÄĚ. Nas m√°quinas de acesso aos clientes dever√° ser instalado o¬†handycafe Client e no servidor que estar√° a gerir as m√°quinas e a gerir a parte ‚Äúcomercial do neg√≥cio‚ÄĚ dever√° ser instalado ohandycafe Server.

imagem02

HandyCafé

Na vers√£o servidor, o ‚Äúgestor‚ÄĚ tem o controlo sobre toda a actividade das m√°quinas, assim como tem relat√≥rios sobre quem serviu o cliente, ou quem abriu a sess√£o a determinado clientes. Tudo gerido individualmente.

imagem03

Esta gest√£o √© apertada. Cada ‚Äúfuncion√°rio‚ÄĚ do estabelecimento, dever√° ter a sua credencial para entrar na aplica√ß√£o e registar a sua actividade no estabelecimento. Cada sess√£o √© controlada pelo tempo ‚Äúcomprado‚ÄĚ para utilizar a m√°quinapara jogar, conversar online ou mesmo trabalhar. A aplica√ß√£o usa alarmes e mensagens ao pr√≥prio cliente para alertar que o tempo est√° a terminar, sugerindo que renove ou feche a sess√£o.

imagem04

O pormenor vai ao ponto de possibilitar a cria√ß√£o de grupos ou equipas, aumentando a diversidade da oferta. Estes membros podem ter um perfil associado ‚Äď como se fosse um s√≥cio ‚Äď ¬†onde at√© a fotografia pode ser adicionada. Al√©m disso, h√° uma¬†din√Ęmica¬†de pre√ßos associada a cada um destes membros.

imagem05

O software est√° preparado para receber pedidos de produtos¬†atrav√©s¬†de dispositivos moveis (ex. PDA‚Äôs) e esses pedidos, depois s√£o monitorizados, servidos e associados ao cliente. √Č uma forma mais abrangente, quando o estabelecimento em causa comercializa tamb√©m a √°rea alimentar (ex. um snack bar).

imagem06

H√°, como n√£o poderia deixar de haver, a aplica√ß√£o tem uma zona onde s√£o controlados os Tickers dos pedidos. √Č de real√ßar que esta ferramenta tem uma componente comercial muito organizada, facilitando ao pormenor a gest√£o do estabelecimento.

imagem07

Outra preciosidade, pela componente analítica, são os relatórios de actividade. Se o gerente do estabelecimento estiver fora, mas com acesso remoto ao servidor, poderá facilmente ter um relatório de toda a actividade dentro da aplicação. Poderá mesmo filtrar por datas essa informação. Obviamente que localmente tudo isso é em tempo real.

imagem08

A aplicação (servidor) pode ser colocada em vários postos, obrigando sempre à colocação, por parte do funcionário, das suas credenciais.

imagem09

Como foi referido anteriormente, a aplica√ß√£o tem uma componente comercial onde permite a venda de¬†g√©neros¬†alimentares. Permite mesmo que sejam ‚Äúfacturados‚ÄĚ os produtos usando o c√≥digo de barras, se o produto for introduzido na base de dados da aplica√ß√£o.

imagem10

No acto de pagamento e porque o servidor pode ter a componente POS, o operador ter√° um controlo seguro nas opera√ß√Ķes de pagamento. Tudo devidamente assistido.

A aplica√ß√£o n√£o est√° totalmente traduzida para portugu√™s do Brasil. A grande parte dos menus j√° est√£o, √© uma verdade, mas h√° ainda termos que n√£o foram traduzidos. Numa vers√£o futura estas pequenas ‚Äúm√°culas‚ÄĚ no idioma devem desaparecer.

imagem11

Op√ß√Ķes

Ao n√≠vel das op√ß√Ķes, o ‚Äúgestor‚ÄĚ da aplica√ß√£o ter√° muito o que preencher mas ter√° uma ferramenta super completa. S√£o v√°rios os benef√≠cios da√≠ retirados.

imagem12

Poderá ter controlo sobre uma infinidade de comportamentos da aplicação. Esta forma de abrir o leque de personalização, faz com que cada local onde é usada esta ferramenta, tenha o seu próprio estilo de trabalho. O que na verdade nem sempre isto acontece em ferramentas gratuitas, somente encontramos esta qualidade em suites muito bem pagas.

imagem13

Al√©m de toda a usabilidade¬†log√≠stica, a aplica√ß√£o tem uma interface curiosa e simples para a √°rea mais t√©cnica, como as liga√ß√Ķes de rede, acesso √° rede local e gest√£o de liga√ß√£o por Mac Address. Nitidamente para ser operado por pessoas sem grandes conhecimentos sobre redes. Nota-se aqui uma certa precopupa√ß√£o pela simplifica√ß√£o de processos.

imagem14

Moderação

Confesso que ando h√° alguns dias a descobrir esta ferramenta e cada dia mais me¬†surpreende¬†a¬†quantidade¬†de op√ß√Ķes inclu√≠das. Desta feita temos uma zona de modera√ß√£o, onde poderemos colocar termos e palavras que sejam proibidos, que sejam castigados. Quem as usar e ter√° como penit√™ncia o servi√ßo desligado, se assim for a vontade do gestor do servi√ßo. Fant√°stico!

imagem15

Para ‚Äúresponsabilizar‚ÄĚ cada operador do servi√ßo, este s√£o colocados no sistema e somente esses poder√£o usar o HandyCaf√©.

imagem16

A aplicação disponibiliza uma área própria das suites de gestão, onde podem ser colocados os produtos e o respectivo preço. Mas estes preços podem estar dependentes de politicas da casa. Assim a aplicação disponibiliza alguns métodos de pagamento.

imagem17

Podem imprimir recibos. A aplica√ß√£o apenas lhe solicita uma impressora ligada √† m√°quina ou √† rede. Depois pode ter o seu neg√≥cio legal e passar a ‚Äúfacturinha‚ÄĚ ao cliente.

imagem18

ode personalizar o¬†screensplash do cliente, quando este est√° em modo¬†standby. Para isso poder√° colocar um v√≠deo ou uma imagem. √Č mais uma forma de dar vida ao sistema que esteja em comunh√£o com esta aplica√ß√£o. Poder√° colocar o seu¬†log√≥tipo¬†nas m√°quinas, quando estas estiverem em descanso.

Cada máquina poderá ter serviços na intranet e na Internet. Esta aplicação faz também a gestão da largura de banda livre e usada, podendo mesmo disparar avisos quando o serviço estiver a esgotar a largura de banda disponível.

imagem20

A aplica√ß√£o embora venha com op√ß√£o de idioma¬†portugu√™s¬†de Portugal tal n√£o se verifica. Poderia estar melhor traduzido, mas percebe-se sem grandes dificuldades este idioma ‚Äúh√≠brido‚ÄĚ.

A aplicação permite que sejam colocados os preços em todos os produtos comercializados. Existem vários quadros onde isso é possível parametrizar.

imagem21

Restri√ß√Ķes

Outro dos aspectos que enriquece esta ferramenta é a função de restrição do sistema operativo. Como estas máquinas serão usadas por pessoas com diversos conhecimentos e (i)responsabilidades.

imagem22

A aplica√ß√£o vai ao¬†mais¬†√≠nfimo¬†pormenor no que toca a restringir ou permitir ac√ß√Ķes no computador Cliente.

imagem23

O browser escolhido e disponibilizado é o Internet Explorer. Este pode ser totalmente restringido para reduzir ao mínimo essencial. Estas funcionalidades evitam comportamentos que possam danificar o sistema ou mesmo a aplicação.

imagem24

Outras¬†restri√ß√Ķes¬†s√£o dedicadas ao painel de controlo. No fundo a m√°quina pode ficar sem qualquer movimento, para l√° do ambiente de trabalho e com as aplica√ß√Ķes¬†√ļnica¬†e exclusivamente necess√°rias √† actividade do Cyber.

imagem25

Pode mesmo ‚Äúfechar‚ÄĚ as drives, n√£o conseguindo o utilizador que est√° a usufruir do servi√ßo, ter¬†acesso¬†a¬†qualquer¬†drive. Tudo isto ao virar de um clique.

imagem26

Registo

√Č importante que se registe. No¬†registo¬†o utilizador poder√° dizer quantas m√°quinas tem e receber√° uma licen√ßa para a aplica√ß√£o servidor, gerir as m√°quinas que solicitou.

imagem27

Outra p√©rola √© a possibilidade dos funcion√°rios usarem sistemas de encomenda remota para dar as encomendas. √Ȭ†poss√≠vel¬†tamb√©m configurar essa op√ß√£o.

imagem28

O serviço é muito completo e permite gratuitamente que seja gerido um cyber. Sem que falta qualquer meio de gestão. Logo que registe a aplicação, não voltará a ser lembrado que não a registou.

imagem29

A √°rea de cliente √© muito simples. Apenas¬†aparece¬†uma barra lateral, onde poder√° solicitar servi√ßo de snack bar, solicitar mais tempo de utiliza√ß√£o‚Ķ entre mais uma ou outra fun√ß√£o. Tamb√©m existe uma janela de op√ß√Ķes da aplica√ß√£o cliente para que possa optimizar as fun√ß√Ķes.

Esta ferramenta é muito completa. Fica a sugestão e quem a utilize no seu dia a dia, poderá deixar o seu testemunho.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: HandyCafé 3.3.16 [12.67MB]
Homepage: HandyCafé

Deixe seus coment√°rios

You must be logged in to post a comment.

Ajuda para manter o site
Patrocinio
Novidades
Carregando... Carregando...
Categorias
Arquivos
Anuncios