Entenda as vantagens do giroscopio do novo iphone




Parece ser legal ter um giroscópio incorporado no seu próximosmartphone, não?

Mas, enquanto a Apple se vê obrigada a suspender a pré-venda do iPhone 4, com a alegação quase bizarra de excesso de interessados, você pode estar se perguntando: para o que mesmo é que vai servir esse giroscópio?

“It’s just perfect for gaming,” disse Steve Jobs durante a apresenta√ß√£o do novo recurso. Mas pode ser mais do que isso.

010110100618-invensense

Posicionamento a toda prova

Os¬†smartphones atuais j√° contam com b√ļssola, aceler√īmetro e GPS, o que √© suficiente para apontar o norte magn√©tico, indicar a posi√ß√£o exata em qualquer ponto do planeta e sentir qualquer movimento – para cima e para baixo, de um lado para o outro e para frente e para tr√°s.

“Mas [o aceler√īmetro] n√£o sabe como o celular foi girado ao redor do seu eixo,” lembrou Nick Black, em entrevista √† revista New Scientist. “A b√ļssola sabe para onde o aparelho est√° apontado – mas apenas ao longo de um plano. Ela n√£o consegue lhe dizer se ele est√° apontando para baixo ou para cima.”

Em outras palavras, se o seu celular fosse um avião, ele lhe indicaria corretamente para onde você está voando, mas não lhe ajudaria a inclinar para fazer curvas.

A dica foi suficiente para lembrar-lhe dos simuladores de voo? Exatamente isso. Os ainda pr√©-propriet√°rios do novo iPhone poder√£o usar, para controlar seus avi√Ķes virtuais, a mesma tecnologia que os pilotos usam para controlar os avi√Ķes de verdade: o girosc√≥pio.

Realidade ampliada

Mas Black aponta que talvez seja na realidade ampliada que virão os maiores benefícios.

O GPS e a b√ļssola dos aparelhos atuais determinam a posi√ß√£o e a orienta√ß√£o do celular. Assim, quando o usu√°rio aponta a c√Ęmera do iPhone para um restaurante, por exemplo, avalia√ß√Ķes do estabelecimento podem ser sobrepostas √† imagem.

Mas se usuário girar o telefone, qualquer texto ou imagem virtual gerados pela realidade ampliada vai desconectar-se da imagem. Isto não vai mais acontecer com o uso do giroscópio.

Microgiroscópio

O girosc√≥pio n√£o √© nenhuma novidade: inventado no s√©culo 19 pelo alem√£o Johann Bohnenberger, ele √© parte integrante do sistema de controle de todos os avi√Ķes.

A novidade s√£o os microgirosc√≥pios, como os que equipam o iPhone 4. Enquanto os girosc√≥pios dos avi√Ķes s√£o compostos por conjuntos complicados e pesados de rodas girando em alta velocidade, o microgirosc√≥pio √© um¬†MEMS, um sistema microeletromec√Ęnico super miniaturizado que custa menos de US$3 a unidade.

Constru√≠do no interior de um microchip de sil√≠cio, o microgirosc√≥pio consiste de uma s√©rie de “forquilhas” met√°licas, cada uma com uma frequ√™ncia de resson√Ęncia que muda conforme giram, estabelecendo a orienta√ß√£o precisa do dispositivo em tr√™s dimens√Ķes.

Segundo a revista EE Times, todos os vendedores de smartphones afirmaram que seus modelos também virão equipados com giroscópios até o Natal de 2010.

Deixe seus coment√°rios

You must be logged in to post a comment.

Ajuda para manter o site
Patrocinio
Novidades
Carregando... Carregando...
Categorias
Arquivos
Anuncios