Armazenamento de dados com acesso web e com storage nas200




Meu Pentium 3 rodando Linux morreu, eu usava o bichinho para armazenar backup de todas as máquinas aqui do escritório (dados pessoais, emails, documentos etc).

Então decidi utilizar um NAS, e encontrei o LINKSYS NAS200 (LinkSys é uma marca da Cisco).

O que faz o bicho? Ele aceita 2 discos SATA e coloca os dois discos na sua rede local. Basicamente é isso. Mas tem mais.

NAS200

Você pode usar os discos em separado, em RAID 0 ou RAID 1, a saber:

SEPARADO: você tem os dois HDs funcionando individualmente.

RAID0: o NAS “junta” os dois discos como se fosse 1 só. Exemplo, 2 HDs de 200Gb, viram 1 HD de 400Gb.

RAID1: o NAS espelha os dados do disco 1 para o disco 2. Desta forma você tem os dados gravados em dois HDs (em tempo real). Se um HD pifar, o outro continua funcionando. Você pode trocar o HD defeituoso e NAS reconstrói o espelho (e você continua acessando os dados).

NAS200 disponibiliza os arquivos via FTP, WEB e na sua rede local windows.

É possível cadastrar multiplos usuários e compartilhamentos, dando permissões do tipo “sem acesso”, “somente leitura”, “acesso total”.

O gerenciamento é feito via interface WEB e tem muitos recursos:

- gerenciar os discos
- verificação do array
- relatório do SMART
- alertas por email em caso de falhas
- gerenciamento de usuários e compartilhamentos
- desligamento dos discos após XX minutos sem uso
- atualização de firmware
- agendamento para desligar sozinho
- configurações diversas

NAS200 conta ainda com 2 portas USB, que você pode plugar pen-drive, mp3 player, HD externo etc. e estes dados podem ser compartilhados também na sua rede.

Existem dois recursos que não utilizei: ele tem um MEDIA SERVER para streaming, e tem um recurso de continuar um download iniciado em seu computador – exemplo, você começa a baixar algo e transfere a tarefa para o NAS200, e aí pode desligar o seu PC.

Além disso, o NAS 200 vem com um software de backup, onde você configura o que deseja copiar, e basta apertar um botão no equipamento, e ele aciona o software em seu PC e começa a atualizar o backup.

A conexão é bem simples: só tem entrada para a fonte externa de alimentação e uma porta ethernet 10/100. Plugue o cabo de rede no switch ou roteador com DHCP, e o NAS200pega 1 IP e começa a funcionar. O software que vem no CD só server paga ganhar o primeiro acesso, depois disso você só usa o browser para configurá-lo.

É possível disponibilizar o acesso na Internet, desde que você saiba configurar seu roteador e tenha o IP da sua conexão, ou use algum gerenciador de IP dinâmico. Aí dá para acessar seus arquivos via WEB e FTP.

O equipamento é bem construído, bom material, robusto. Os HDs são apenas encaixados em uma gaveta, não existem cabos a serem conectados – basta empurrar o HD sata para dentro da gaveta e os conectores do HD se encaixam com os conectores do NAS 200.

Não notei calor excessivo, fica morno em algumas partes devido aos HDs esquentarem, e ele tem um cooler que desliga sozinho após XX minutos que os HDs forem desligados por inatividade. Exemplo: os HDs foram desligados após 10 minutos de inatividade, então o cooler fica mais 10 minutos ligado e depois desliga.

Não notei barulho excessivo, é realmente silencioso.

A vantagem deste tipo de equipamento é que não ocupa espaço, consome menos que um computador, e tem recursos embutidos já prontos para uso.

Fote:http://www.guiadohardware.net/comunidade/linksys-minireview/879876/

Deixe seus comentários

You must be logged in to post a comment.

Ajuda para manter o site
Patrocinio
Novidades
Carregando... Carregando...
Categorias
Arquivos
Anuncios